25 julho, 2010

Gene Egoísta


 O homem tem uma doença chamada individualismo, banalizada como egoísmo. Ninguém muda, se sua vida não for diretamente afetada. Uns são mais afetados pelo individualismo, sufocados por ele, enquanto outros poucos, conseguem minimizar teus efeitos.

 Esse individualismo faz parte do individuo, e este nunca conseguirá supri-lo, nem tampouco ignorá-lo. A questão em voga é o tamanho deste individualismo.
 É comum ter desejos pessoais, assim como; todos sonham com algum estilo de vida, e/ou com uma profissão, e/ou com uma parceira(o), e/ou uma casa, e assim por diante. E não se pode condenar ninguém por teu egoísmo por tais desejos. São os desejos que satisfazem as pessoas. E quem irá sacrificar boa parte de teu individualismo?
 A vida é feita de sacrifícios em troca de benefícios. Para conseguir algo terá de ter que sacrificar-se de alguma maneira, pequena ou não. Quanto maior a dificuldade de se obter, maior será teu sacrifício. Se você deseja suprir teu desejo consumista, teu sacrifício será menor do que se pretendes mudar o sistema vigente e talvez nunca tenha a satisfação de vê-lo como deseja. Para um mundo melhor, o caminho é longo e incerto. Quanto mais confortáveis as pessoas estão com sua vida - menor será a probabilidade delas se sacrificarem para mudar algo.

- antes de mudar o mundo você tem de ser capaz de mudar a sua vida.