24 julho, 2010
Entre os muros da escola
Sociedade é como uma construção qualquer. E o alicerce de tudo é a educação. Com ela se ergue paredes mais solidas e seguras. E convenhamos nosso alicerce desde o começo dos tempos foi muito mal implantado.
Passamos desde os seis anos até os dezessete/dezoito anos na escola. E o qual é a função da escola? Ocupar o tempo ocioso do jovem? A escola deveria ensinar mais do que como passar num vestibular, deveria ensinar cidadania, formar o caráter destes jovens.
A escola é uma pequena sociedade entre muros - há nela o poder maior, a diretoria, com sua hierarquia, há nela leis e normas, há direitos e obrigações, e há pessoas que se gostam e se desgostam, e que, todavia, tem de aprender a conviver. Mas já nesta maquete de sociedade a desordem é total, onde o desrespeito prevalece.
Hoje, possivelmente professores passam mais tempo com os jovens, do que os próprios pais. O professor é educador no sentido mais amplo da palavra. É uma árdua tarefa, onde, além de preparar os futuros profissionais, tem formar o caráter e socializar esses jovens ao mundo que cresce em sua volta, e com isso tenta moldar a futura sociedade. Mas enquanto essa mentalidade e modelo de educação persistir, os poucos professores que tem consciência de sua sufocante e gratificante obrigação, nadarão contra uma maré que mais parece um tsunami.
Enquanto passar de ano for mais importante que aprender! E boa nota for mais importante do que bom caráter... Formaremos poucos e bem sucedidos profissionais, numa sociedade cada vez mais ignorante socialmente!